segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Dança na Educação Física: uma proposta possível no Ensino Médio

Durante o mês de junho foi desenvolvido o Projeto DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA POSSÍVEL NO ENSINO MÉDIO, organizado pela professora de Educação Física Soraya Marques. O objetivo do projeto foi promover o movimento corporal, o teatro e a interpretação musical, possibilitando que os alunos usassem a criatividade ao escolherem o repertório e o figurino adequado para cada estilo musical.

Muito tem se falado sobre os benefícios do ensino de dança na Escola, sobretudo visto que sua prática possibilita o exercício de determinados elementos como ritmo, consciência corporal e espacial, respiração, coordenação motora entre outros, que favorecem o desenvolvimento da expressão artística por meio do movimento corporal e do indivíduo como cidadão.

A atividade de Educação Física é fundamental para se manter um hábito saudável nos estudantes, bem como, é uma das formas de se prevenir o sedentarismo tão presente entre os jovens e adultos da sociedade moderna. Mas não é só de exercícios e esportes que se limitam as atividades da educação física na EEEP Júlia Giffoni, com o intuito de envolver toda a escola nas atividades artísticas corporais foi realizado o projeto sobre os diversos ritmos de dança, a fim de valorizar a cultura e os estilos musicais presentes no Brasil e no mundo.

Devemos considerar que o conteúdo dança na escola é tão imprescindível como os outros conhecimentos corporais, o importante é trabalhar o movimento fazendo com que o aluno se expresse, deixando livre sua forma de expressão.

Estimulados pelo trabalho realizado, os estudantes do curso técnico de meio ambiente 2 e agroindústria 2 promoveram o festival junino que foi prestigiado pela comunidade escolar no encerramento do primeiro semestre.

Confira a seguir algumas imagens das atividades realizadas ao longo do projeto!




















Foto 1 - Agroindústria 3 (Dança Maxixe)
Foto 2- Estética 3 (Dança Parintins)
Foto 3 – Estética 3 (Dança do Ventre)
Foto 4 – Informática 2 (Free Step)
Foto 5 – Agroindústria 3 (Hip – Hop)
Foto 6- Estética 1 (Ballet)
Foto 7 – Estética 1 (Dança das Arábias)
Foto 8- Informática 1 – (Bumba meu boi)
Foto 9 –Estética 1 - (Samba de roda)
Foto 10 – Agroindústria 2 – (Quadrilha)
Foto 11 – Informática 2 – (Dança de rua)
Fotos 12 e 13 – Quadrilha da Escola